• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

Sinop sediará reunião ampliada do Cipem em novembro


O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), localizado no município de Sinop, sediará, no dia 23 de novembro, uma reunião ampliada da diretoria do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem).

Além das pautas habituais, durante a reunião também acontecerá o lançamento da Cartilha orientativa sobre legislação e procedimentos do setor, em elaboração pelo Cipem e parceiros (saiba mais aqui). Representantes do Banco do Brasil também serão convidados a participar do encontro para falar sobre linhas de crédito para o setor florestal. A agenda está em processo de confirmação. Outra participação que deverá ocorrer é a do presidente da Associação Sul Brasileira de Empresas Florestais (ASBR), Marcílio Caron Neto, que representa o setor florestal no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Os detalhes sobre essa agenda foram discutidos na reunião da diretoria do Cipem realizada nesta quinta-feira (25), em Cuiabá.

Durante a reunião, Claudinei Melo Freitas falou sobre sua participação, como representante do Cipem e do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) na reunião do Núcleo da Madeira, promovida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Segundo ele, a presença neste espaço é importante porque pode ampliar o alcance das demandas do setor de madeira nativa, possibilitando maior interação e visibilidade. Freitas informou que está se desenhando a criação de um Grupo de Trabalho sobre madeira nativa o que se aproxima bastante do objetivo de desenvolvimento do setor, preconizado pelo Cipem e Fórum Nacional. “Vamos aguardar para ver como se desenvolve essa proposta e estaremos atentos para que o setor de floresta nativa esteja representado”, encaminhou.

Seguindo na agenda de representação do setor, Gleisson Tagliari falou sobre a viagem ao Japão que fará no início do mês de novembro para participar do encontro anual da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO), organização intergovernamental que promove a conservação de recursos florestais tropicais e seu manejo, uso e comércio sustentáveis. No evento, Tagliari fará uma apresentação sobre iniciativas de promoção da madeira tropical no setor privado – uma oportunidade de colaboração, que visa mostrar as várias abordagens que estão sendo adotadas na promoção de produtos e subprodutos de madeira tropical. Ele também apresentará o potencial da indústria florestal mato-grossense no atendimento do mercado internacional de madeira com origem sustentável. Representantes dos Estados Unidos, União Europeia, Gabão, Vietnã e China, entre outros, também participarão do evento.

Pautas setoriais

Os diretores do Cipem também discutiram o momento atual com a atenção voltada para o processo de transição do governo estadual e os possíveis desdobramentos nas questões relativas ao setor de base florestal, especificamente com relação a pauta da madeira, decreto de exportação, integração dos sistemas do estado e do Ibama, entre outras políticas públicas setoriais. O esforço é para que os temas sejam encaminhados sem maiores transtornos e prejuízos para os empresários e industriais. Neste sentido, estão sendo agendadas reuniões com os dois núcleos de governo (o atual e o que será empossado em janeiro) para explicar as questões envolvidas e pactuar a continuidade e resolução do que for necessário.


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Setor florestal se reúne com Mauro Mendes e cobra solução de entraves econômicos

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 18 de abril de 2019

    Leia Agora
  • Cipem e PRF fazem acordo para garantir segurança no transporte de cargas de madeira

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 15 de abril de 2019

    Leia Agora
  • Cipem leva realidade do manejo florestal para sala de aula na UFMT

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 11 de abril de 2019

    Leia Agora
  • Cipem pede que Sefaz resolva entraves tributários que afetam o setor florestal

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação do CIPEM | 3 de abril de 2019

    Leia Agora
  • Conexão entre empresários mato-grossenses e compradores é fortalecida durante feira internacional

    | 2 de abril de 2019

    Leia Agora
  • Banco lança linha de crédito para financiamento do setor florestal em Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 20 de março de 2019

    Leia Agora