• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

Sindicatos associados ao CIPEM recebem prêmios nacionais de boas práticas


O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO) recebeu, na tarde desta quinta-feira (24) o 1º lugar no Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, realizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT). O reconhecimento faz referência a um projeto idealizado pelo sindicato, em Juína, para reaproveitamento dos resíduos da indústria madeireira para fins de compostagem. O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação dos Moveleiros de Juína (ASMOJU) e o Frigorífico RS, com apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadores de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM).

Outro sindicato associado ao CIPEM, o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (SINDUSMAD) ficou com o terceiro lugar no Prêmio, através do projeto Família SINDUSMAD, que trabalha conceitos sobre o setor florestal para estudantes de escolas do município de SINOP.

As informações sobre a premiação foram repassadas durante a reunião da diretoria do CIPEM, realizada nesta quinta-feira, em Cuiabá, com a participação dos demais sindicatos associados.

Durante a reunião também foram discutidas outras pautas referentes ao setor de base florestal. A principal delas diz respeito ao cadastro técnico federal e da taxa de controle e fiscalização ambiental. É preciso que as empresas adequem o porte de acordo com o faturamento para evitar multas. Sobre esse assunto, o CIPEM prepara um documento explicativo que será disponibilizado a todos os associados até o dia 30/05.

O diretor financeiro do CIPEM, Sigfrid Kirsch, falou ainda sobre participação, com o presidente do CIPEM, Rafael Mason, da celebração dos 40 anos da Embrapa, cujos eventos foram realizados em Curitiba-PR. Eles reforçaram a importância da relação de parceria entre a Embrapa e o CIPEM para ampliar e aprimorar as pesquisas na área florestal. “Essa aproximação dá muita credibilidade ao setor”, pontou Kirsch.

O presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Geraldo Bento, explicou sobre as ações do setor em Brasília, que tem se intensificado a cada dia. A principal delas trata sobre os padrões de nomenclatura e coeficientes de rendimento volumétricos, inclusive carvão vegetal e resíduos de serraria. “É preciso que a Resolução seja atualizada e reflita mais a realidade do setor”, defendeu Bento.

Os diretores também souberam mais detalhes sobre os encaminhamentos sugeridos na primeira edição Florestal Tech, realizada em Cuiabá, em 2017. O principal deles era a sugestão aproximação com a comunidade acadêmica. Isso já está acontecendo, através de reuniões com as Universidades e Institutos Técnicos em Cuiabá. O principal objetivo é inserir a madeira nativa e o manejo florestal sustentável na agenda de formação dos estudantes, propiciando o desenvolvimento de pesquisas na área. “Também teremos a oportunidade de qualificar melhor a informação sobre o setor de florestas nativas, seus diversos usos e oportunidades. Questões sobre as quais os alunos têm pouca familiaridade”, reforçou Mason. A 2ª edição do Florestal Tech acontecerá em São Paulo, de 10 a 13 de julho, durante a ForMóbile.

A viagem da comitiva para a feira Carrefour de Bois, em Nantes, na França, também foi discutida. Os diretores acreditam que será uma excelente oportunidade de contatos comerciais e para trazer experiências e tecnologias que possam auxiliar o desenvolvimento em Mato Grosso.

Por fim, também foram alinhados detalhes sobre o Dia na Floresta, que acontecerá em 20 de junho, na Fazenda Sinopema em Sinop.

Confira a galeria de fotos aqui


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Participação na FIMMA será o novo investimento do Cipem e sindicatos associados

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 3 de agosto de 2018

    Leia Agora
  • Empresários precisam ficar atentos para mudanças na emissão de nota fiscal eletrônica

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 31 de julho de 2018

    Leia Agora
  • Mato Grosso discute normas técnicas para uso de resíduos da madeira na geração de combustível

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 27 de julho de 2018

    Leia Agora
  • Período de seca põe em alerta proprietários de áreas de manejo florestal

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 20 de julho de 2018

    Leia Agora
  • Feira em São Paulo expande o mercado da madeira nativa de Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação Cipem | 14 de julho de 2018

    Leia Agora
  • Arquitetos falam sobre uso da madeira nativa durante evento internacional

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 5 de julho de 2018

    Leia Agora