• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

Setor florestal de Mato Grosso participa de feira internacional da madeira em São Paulo


Empresários do setor florestal de Mato Grosso já preparam os produtos que irão expor na Florestal Tech realizada pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) durante a Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira (ForMóbile), que acontecerá em São Paulo, no próximo mês.

Durante o evento serão apresentados diferentes produtos, como decks, portas, pisos, além de amostras de madeira nativa serrada e de lâminas. O objetivo é apresentar ao principal centro comercial do país, o potencial de produção e de sustentabilidade da madeira tropical mato-grossense.

Os produtos, oriundos de empresas ligadas aos sindicatos associados ao Cipem, estarão em um estande personalizado, com 40 m², localizado no Espaço Madeira, da revista referência. Além dos produtos, também estará disponível um catálogo interativo que, por meio de um aplicativo para mobile (cipem ra), é possível interagir em diversas interfaces, como por exemplo, no ambiente interno de uma residência, aplicando as 32 espécies nativas disponíveis, alterando a parede, o forro, o piso, móveis e conhecer, ainda, outros detalhes sobre o manejo florestal em realidade aumentada.

Além da exposição dos produtos, o Cipem quer ampliar as discussões sobre o cenário econômico, as tendências, oportunidades e novas tecnologias do setor de base florestal. Para isso, vai promover palestras com arquitetos sobre as diversas possibilidades de usos da madeira. A proposta é contar, também, um pouco mais sobre a história do setor florestal mato-grossense. “A feira representa um importante espaço de informações e de negócios, pois reúne empresas produtoras e compradoras de madeira de vários estados e países. É uma oportunidade importante de mostrar que a cadeia produtiva da madeira nativa do nosso estado é sustentável, tem qualidade e responsabilidade”, afirma o presidente do Cipem, Rafael Mason.

A 8ª edição da ForMóbile e a 2ª edição do Florestal Tech acontecem de 10 a 13 de julho de 2018, na Expo São Paulo, localizada na Rodovia do Imigrantes, Km 1,5, em São Paulo – capital.

Saiba mais sobre o evento no site www.florestaltech.com.br

Sobre o setor em Mato Grosso

A madeira de Mato grosso é oriunda de 3,2 milhões de hectares de florestas manejadas. E a expectativa é de chegar a 6 milhões de hectares até 2030.

A atividade agrega mais de 5 mil produtores, sendo cerca de 1.800 indústrias e comércios. Juntas, elas empregam cerca de 90 mil pessoas direta e indiretamente.

Ao todo, 44 municípios mato-grossenses têm como base econômica a atividade florestal. O setor ocupa a 4ª posição no ranking da economia estadual.

O setor de base florestal arrecadou, em impostos, aos cofres públicos estaduais, somente em 2017, mais de 47 milhões de reais em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e mais de 16 milhões de reais para o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

Confira o vídeo de divulgação da feira.


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Participação na FIMMA será o novo investimento do Cipem e sindicatos associados

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 3 de agosto de 2018

    Leia Agora
  • Empresários precisam ficar atentos para mudanças na emissão de nota fiscal eletrônica

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 31 de julho de 2018

    Leia Agora
  • Mato Grosso discute normas técnicas para uso de resíduos da madeira na geração de combustível

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 27 de julho de 2018

    Leia Agora
  • Período de seca põe em alerta proprietários de áreas de manejo florestal

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 20 de julho de 2018

    Leia Agora
  • Feira em São Paulo expande o mercado da madeira nativa de Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação Cipem | 14 de julho de 2018

    Leia Agora
  • Arquitetos falam sobre uso da madeira nativa durante evento internacional

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 5 de julho de 2018

    Leia Agora