• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

SEDEC e Setor Florestal discutem programa de incentivo à madeira


Representantes do setor de base florestal do estado participaram na manhã da última sexta-feira (24.03) de reunião convocada pelo secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, para discutir a proposta de texto do Programa Investe Madeira Mato Grosso, novo programa de incentivos à cadeia produtiva da madeira. Além disso, foram definidas agendas conjuntas prioritárias para o crescimento do setor.

Participaram do encontro, realizado no gabinete da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e a Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta). De acordo com o secretário, o objetivo da reunião foi aproveitar a expertise das organizações setoriais para construir um programa que realmente funcione e seja bom para todos os envolvidos, visando o desenvolvimento econômico do estado.

“O setor florestal sempre foi, e ainda é, um dos pilares do desenvolvimento de Mato Grosso. Sabemos que hoje passa por um momento adverso e o Estado quer contribuir para que ele avance, por isso chamamos essa conversa, para saber o que o setor precisa e como podemos somar esforços. Com esse programa, queremos trazer segurança jurídica e tributária para fortalecer esse segmento.”, explicou Tomczyk.

A minuta discutida na reunião foi construída no âmbito do Grupo Gestor do Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável do Estado de Mato Grosso (GGPDFS-MT), dirigido pela Sedec e composto por diversas secretarias de governo e setores produtivos, a partir de uma série de debates entre os membros e coleta de contribuições. Para o diretor do Cipem, Rafael Mason, o programa trará benefícios para todo o estado ao incentivar o desenvolvimento das indústrias, que geram empregos e aquecem a economia das regiões produtoras.

No entanto, segundo ele, é preciso investir também em estratégias para ampliar o mercado e aumentar a competitividade do produto mato-grossense. “Enquanto produtores, esperamos que o programa incentive o crescimento da indústria, para que o estado não seja mais um vendedor de matéria-prima ou, no máximo, beneficiada. Queremos vender o produto acabado e para isso precisamos de incentivo às indústrias.”, destacou.

Ele destacou ainda, que a valorização do produto do estado passa também, necessariamente, pelas questões tributária, ambiental e de inovação tecnológica. “Hoje em dia as empresas estão ajustadas à legislação ambiental, mas as burocracias que o órgão ambiental impõe dificultam muito o trabalho no dia a dia, com excesso de taxas, guias, autorizações e documentos em geral. Além disso, a pauta tributária de Mato Grosso é uma das maiores do Brasil, e ainda enfrentamos sérios problemas logísticos. Essas coisas tem que começar a mudar para destravarmos o setor.”, concluiu o empresário.

Próximos passos

A partir das demandas apresentadas, foi firmado um compromisso entre os presentes de realizar outros encontros para debater as pautas nacionais que afetam o setor de base florestal de Mato Grosso e coordenar esforços na busca por novos mercados para o fortalecimento da indústria florestal no estado. “O aperfeiçoamento da legislação e a estratégia de mercado para valorização dos produtos locais devem caminhar juntas. Com esse diálogo entre Governo e setores produtivos queremos trabalhar nas duas frentes: vamos arrumar a casa e vender nosso produto.”, concluiu Ricardo Tomczyk.

Em relação ao Programa, após esta rodada de discussões a Sedec fará a análise, adequação e aprovação do texto final, em articulação com a Sefaz e a Secretaria de Estado da Casa Civil, para que o programa possa avançar. Segundo o titular da pasta, a meta é que o Programa Investe Madeira Mato Grosso seja publicado ainda no primeiro semestre deste ano.


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Florestal Tech: Programação completa

    Assessoria Cipem | 6 de outubro de 2017

    Leia Agora
  • Tendo como carro chefe a inovação e ampliação do mercado, toma posse a nova diretoria do Cipem

    Assessoria Cipem | 30 de agosto de 2017

    Leia Agora
  • Produção e emprego na indústria apresentam recuperação em MT

    Assessoria Fiemt | 22 de agosto de 2017

    Leia Agora
  • Motorista: profissional que faz a economia girar

    Assessoria Cipem | 27 de julho de 2017

    Leia Agora
  • Vem aí o 1º Florestal Tech!

    José Eduardo Pinto | 12 de julho de 2017

    Leia Agora
  • Confiança do empresário volta a cair e é insuficiente para impulsionar investimentos, informa CNI

    Assessoria Fiemt | 22 de junho de 2017

    Leia Agora