• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

Projeto do setor florestal é destaque na estratégia PCI


O Comitê Gestor da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) realizou sua 2ª reunião ordinária de 2017 na última segunda-feira (26.06). Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas que irão formar o portfólio de projetos do estado para o alcance das metas propostas pela PCI. O projeto “Mato Grosso e a Indústria Florestal do Futuro”, do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) foi um dos dez escolhidos.

A lista é resultado de um estudo realizado pela Agroicone com o objetivo de identificar e coletar informações sobre oportunidades de investimentos nas cadeias de valor sustentáveis em Mato Grosso. Na primeira etapa do levantamento, elaborado pela Trama Brasil Consultoria, foram listadas 208 iniciativas relacionadas às metas da PCI, implementadas, co-executadas ou financiadas por 381 instituições públicas ou privadas no território estadual.

Deste total foram selecionadas as dez iniciativas que possuam maior potencial de sucesso, considerando a replicabilidade, escala/alcance das ações, atratividade de investimentos, impactos socioeconômicos e o alinhamento com as metas da PCI. O objetivo é desenvolver um portfólio de “iniciativas modelo”, uma espécie de business case, para captação de recursos nacionais e internacionais que possibilitarão a implementação e/ou ampliação destas ações.

O projeto

A iniciativa do Cipem visa trazer para o estado uma plataforma de madeira beneficiada colada e a tecnologia woodframe para fomentar o uso da madeira nativa na construção civil. Com isso, pretende-se fortalecer a indústria, gerar desenvolvimento econômico e social e contribuir diretamente com o cumprimento da meta de ampliar a área sob manejo florestal sustentável em Mato Grosso de 2,8 para 6 milhões de hectares até 2030, protegendo as florestas e combatendo o desmatamento ilegal.

As construções em madeira possuem ainda diversos benefícios ambientais, pois a madeira é um material totalmente renovável que captura e retém gases do efeito estufa que seriam liberados na atmosfera e reduz consideravelmente o tempo e a quantidade de resíduos gerados pelas obras. Além disso, a implementação do projeto irá diminuir a pressão sobre a madeira “nobre” ao fomentar o uso sustentável de espécies de madeiras que atualmente possuem menor ou nenhum valor comercial.

O projeto “Mato Grosso e a Indústria Florestal do Futuro” foi desenvolvido pelo Cipem em parceria com a Organização Não-Governamental WWF-Brasil e apresentado ao Comitê Gestor da Estratégia PCI como contribuição do setor de base florestal para o cumprimento das metas acordadas pelo Mato Grosso na COP 21, em Paris, aliado ao propósito de industrializar cada vez mais os produtos florestais no próprio estado e agregar valor aos produtos.

“Esse projeto é um dos legados de minha gestão à frente do Cipem que gostaria de ver concretizado. É a nossa contribuição enquanto setor para o desenvolvimento sustentável do estado, gerando emprego e renda e conservando as florestas. Acredito no potencial do setor florestal de Mato Grosso que, atualmente, está nitidamente subexplorado por inúmeros fatores”, explica o presidente do Cipem, José Eduardo Pinto.


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Cipem participa do maior evento de madeira tropical do mundo

    Hugo Fernandes | 9 de dezembro de 2019

    Leia Agora
  • Cipem apresenta os desafios do setor em Curitiba

    Hugo Fernandes | 4 de dezembro de 2019

    Leia Agora
  • Setor de base florestal trabalha para reduzir a insegurança jurídica

    Hugo Fernandes | 3 de dezembro de 2019

    Leia Agora
  • Cuiabá sediará evento nacional do setor de ‘Base Florestal’

    Hugo Fernandes | 27 de novembro de 2019

    Leia Agora
  • Cipem recebe prêmio nacional da revista Referência

    Hugo Fernandes | 4 de novembro de 2019

    Leia Agora
  • Diretores do Cipem discutem estratégias para o desenvolvimento do setor

    Hugo Fernandes | 29 de outubro de 2019

    Leia Agora