• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

Manejo de florestas nativas garante conservação das árvores no Brasil


Em nosso cotidiano convivemos com muitas datas comemorativas que tem o objetivo de nos lembrar de algo importante e despertar a reflexão sobre o assunto. Hoje, 21 de setembro, o Brasil celebra o Dia da Árvore. E, para o setor de base florestal, esse dia tem um significado ainda mais especial.

Popularmente, a árvore é conhecida pelos benefícios que oferece: sombra, frutos, oxigênio, regulação do clima, fertilidade dos solos. Você pode não perceber, mas utiliza diariamente essas ofertas, desde o ar que respira até a folha de papel que utiliza. Embora as florestas plantadas (reflorestamento) pelo homem possibilitam a utilização da árvore como bem, todo o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das florestas naturais. São elas, as árvores nativas, que protegem os mananciais (aquíferos), que servem de abrigo e fornecem alimento para os animais, que formam barreira e também estímulo para a ocorrência de chuvas, compondo um complexo condomínio de ambientes diversificados.

Sob o aspecto econômico, vários produtos podem ser obtidos da árvore: madeira para a construção de casas e móveis, substâncias medicinais, essências, mel, frutos, entre muitos outros.

Para que os aspectos ambientais e econômicos coexistam em harmonia, é preciso desenvolver alternativas de uso sustentável da floresta. Uma das consideradas mais adequadas é Manejo Florestal sustentável, na qual se faz um inventário de todas as árvores, com mapeamento georreferenciado, determina-se quais estão no ponto ideal de maturidade para colheita e, depois, mantém-se a floresta em regeneração por, pelo menos, 25 anos.

Além disso, é preciso ressaltar que, em média, 88% das árvores de uma área sob manejo florestal sustentável são mantidas. Isso porque só é permitido cortar árvores com mais de 50 cm de diâmetro e a maioria em uma floresta nativa está abaixo desta classificação. Como exemplo é só imaginar uma área de floresta do tamanho de um campo de futebol (100m por 100m), onde apenas cinco ou seis árvores são colhidas.

A madeira oriunda de florestas naturais é a principal fonte de arrecadação de recursos e de geração de empregos em muitos municípios da região Amazônica. Por isso, é imperativo gerenciar essas florestas através de Planos de Manejo.

Todo esse cuidado se justifica pela importância de manter a floresta viva, com harmonia entre as atividades comerciais e a conservação dos recursos naturais, com a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.

Por meio do manejo florestal sustentável é possível fornecer ao mercado consumidor madeira nativa de alta qualidade e com origem sustentável. E o setor de base florestal do Brasil está empenhado exatamente nessa tarefa: desenvolver a economia florestal e toda a sua cadeia produtiva, com atitudes conservacionistas, de forma a manter nossas árvores para as futuras gerações.

 


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Superação e compromisso são as marcas do setor de base florestal de Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 14 de dezembro de 2018

    Leia Agora
  • Cipem trabalha para evitar cancelamento da lei que difere ICMS sobre tora

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 13 de dezembro de 2018

    Leia Agora
  • Cipem lança Manual de Procedimentos para aprimorar as atividades florestais

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 12 de dezembro de 2018

    Leia Agora
  • Governo de Mato Grosso prorroga Pauta da Madeira até julho de 2019

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação do CIPEM | 3 de dezembro de 2018

    Leia Agora
  • Reflexão sobre avanços e desafios do setor florestal marcam última reunião da diretoria do Cipem

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 29 de novembro de 2018

    Leia Agora
  • Problema na Sefaz-MT trava R$ 28 milhões em vendas de madeira em Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 29 de novembro de 2018

    Leia Agora