• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

Juína é o primeiro município a receber o programa de capacitação de empresários do setor de base florestal


Empresários do setor de base florestal de Juína participaram, nesta terça-feira (03), da primeira reunião do Programa de capacitação em gestão florestal, realizado pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), em parceria com os sindicatos associados.

Neste primeiro encontro, que aconteceu na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO), o objetivo foi ouvir os empresários do setor sobre as dificuldades, problemas e dúvidas enfrentados no dia a dia da atividade. Essas informações vão subsidiar o CIPEM na realização das próximas etapas do Programa, que prevê a realização de um workshop, com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT), da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Ao final, será elaborada uma cartilha multimídia com as principais orientações e informações para o setor.

“A coleta de dados e informações que os empresários do setor consideram fundamentais para o bom andamento das atividades, identificando as principais dificuldades e os pontos que precisam ser mais bem informados ou resolvidos é fundamental para nós termos um produto final condizente com o anseio e a realidade do setor no estado”, reforçou Valdinei Bento dos Santos, secretário executivo do CIPEM.

Durante a reunião, os participantes discutiram questões relacionadas ao licenciamento ambiental, controle do transporte da madeira, comercialização de produtos florestais, operação da indústria e processos de fiscalização. A cada momento surgiam dúvidas que eram discutidas, esclarecidas ou registradas para encaminhamentos futuros.

Uma das principais reclamações dos empresários foi sobre os procedimentos de fiscalização e identificação de madeiras, tanto problemas de incompatibilidades de laudos na identificação das espécies florestais quando técnicos e de interpretação na nomenclatura dos produtos de origem florestal. Eles relataram vários erros de procedimentos e dificuldades para resolver situações. Também foram citados casos em que fiscalização é realizada por profissionais não habilitados da área florestal, como por exemplo, por médicos veterinários, o que compromete o processo.

O diretor executivo explicou que o CIPEM está empenhado em discutir soluções para esses impasses junto aos órgãos ambientais e fez uma atualização sobre o andamento desses processos de diálogos nas estâncias nas quais estão ocorrendo.

“É muito importante a presença do CIPEM para ouvir o setor e conseguir encaminhar as demandas. O sindicato está empenhado em fazer essa aproximação e buscar parcerias para solucionar as questões”, disse Paulo Veronese, presidente do SIMNO.

Uma preocupação evidente dos empresários é com relação a falta de informações sobre a migração do Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora) 2.0, da Sema-MT, e como se dará a integração com o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), do Ibama. De acordo com o setor de base florestal as mudanças devem ocorrer em breve, mas não há disponibilização de informações adequadas sobre o processo.

O Programa de capacitação em gestão florestal tem como principal objetivo levar informações qualificadas sobre o universo que envolve a atividade em Mato Grosso, proporcionando o aprimoramento da gestão florestal para o melhor atendimento das legislações em vigor. Busca ainda, discutir soluções estratégicas para os problemas gerados no desenvolvimento da atividade.

A equipe do CIPEM realiza, nesta semana, reuniões em quatro municípios da região noroeste do estado. Confira a agenda

Juruena e Cotriguaçu  04/04/18  14h  Câmara Municipal de Vereadores de Juruena
 Colniza  05/04/18  10h  Câmara Municipal de Vereadores de Colniza
 Aripuanã  06/04/18  9h  Polo UAB de Aripuanã

 

 


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Cipem e Sebrae criam programa para desenvolver negócios florestais em Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 24 de maio de 2019

    Leia Agora
  • Sem lei que difere cobrança do ICMS não haverá sustentabilidade florestal nem econômica, aponta Cipem

    | 20 de maio de 2019

    Leia Agora
  • Cipem e sindicatos promovem curso prático sobre secagem de madeira em Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 13 de maio de 2019

    Leia Agora
  • Ibama faz visita para conhecer estudo que baliza pedido de alteração na classificação dos produtos florestais

    Assessoria de Imprensa do FNBF | 10 de maio de 2019

    Leia Agora
  • COMUNICADO sobre Operação Arquimedes

    | 25 de abril de 2019

    Leia Agora
  • Cipem e IDH firmam parceria para impulsionar cadeia produtiva do manejo florestal sustentável em Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 24 de abril de 2019

    Leia Agora