O Presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Roberto Rios Lima, e o Presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Geraldo Bento, participaram do Lançamento da Frente Parlamentar do Noroeste, ocorrido na noite de sexta-feira (17), na cidade de Juruena. A solenidade foi realizada na …

CIPEM - FNBF e SIMNO participam do lançamento da Frente Parlamentar do Noroeste FNBF e SIMNO participam do lançamento da Frente Parlamentar do Noroeste | CIPEM
  • Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

FNBF e SIMNO participam do lançamento da Frente Parlamentar do Noroeste


O Presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Roberto Rios Lima, e o Presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Geraldo Bento, participaram do Lançamento da Frente Parlamentar do Noroeste, ocorrido na noite de sexta-feira (17), na cidade de Juruena.

A solenidade foi realizada na Câmara de Vereadores daquele município e reuniu vereadores, prefeitos e vice-prefeitos das cidades de Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Cotriguaçú, Juína e Juruena. Marcaram presença o Deputado Federal Valtenir Pereira (PMDB) e os Deputados Estaduais Oscar Bezerra (PSB), Saturnino Masson (PSDB), Wagner Ramos (PPS) e Silvano do Amaral (PMDB). Também estiveram presentes o Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SINFRA/MT), Rogério Ribeiro Arias e o representante do vice-governador, Renan Silva, dentre outros.

Na pauta, vários assuntos relevantes para a região sendo o principal a pavimentação da BR-174, entre os municípios de Castanheira e Colniza, trecho de pouco mais de 300 km. A pavimentação da BR-174 já foi reivindicada em várias ocasiões pelo Presidente do Simno, Roberto Rios, e pelo Presidente do FNBF, Geraldo Bento. No último dia 23 de fevereiro, em audiência com o Governador de Mato Grosso, Pedro Taques, vários ofícios foram entregues cobrando urgência no processo.

Em Juruena não foi diferente, mostrando mais uma vez seu apoio e comprometimento com a região, o presidente do Simno, Roberto Rios, entregou às autoridades presentes vários ofícios. As cobranças giraram em torno do asfaltamento da BR-174 e da manutenção da MT-170, trecho entre o trevo Maggi até Juína, que está todo esburacado e a MT-183, estrada não pavimentada que liga os municípios de Juína e Aripuanã.

“Viemos cobrar mais uma vez das autoridades uma atenção especial com a região noroeste. Aqui está presente uma grande parcela da receita gerada pelas indústrias do setor de base florestal e precisamos de estradas para trazer matéria-prima e levar nossa produção. Sem contar que a população dessa região vem sofrendo há anos pela falta de logística, principalmente na época das chuvas, onde os atoleiros provocam desabastecimento de alimentos, combustíveis e até remédios. Então vendo essa situação, não poderíamos ficar de braços cruzados”, comentou o presidente Roberto Rios.

O Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Infraestrutura (SINFRA/MT), Rogério Ribeiro Arias, explicou que a BR-174 chegou a ser licitada e 04 dos 06 lotes estão prontos, porém 02 faltam licenças ambientais.

Ele comentou que os projetos custaram cerca de R$ 4 milhões e estão validados pela SINFRA, prontos para serem licitados, “só que para dar a Ordem de Serviço são necessárias duas licenças, cuja responsabilidade é da ACOPLAN, que em 2015 foi embargada pela FUNAI em razão da falta do componente indígena”, disse. Ele esclareceu que as licenças ambientais, ligadas ao componente indígena, serão cobradas junto a FUNAI e o DNIT, com apoio da Frente Parlamentar do Noroeste, a fim de solucionar esse entrave.

O Deputado Federal Valtenir Pereira (PMDB) salientou que o montante de R$ 250 milhões chegou a ser destinado na época, através de emendas parlamentares da Bancada Federal Matogrossense, para a pavimentação da BR-174, porém foi necessário fazer remanejamento para outros municípios. Ele garantiu que assim que as licenças ficarem prontas, a bancada fará novamente a destinação das emendas.

 


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Motorista: profissional que faz a economia girar

    Assessoria Cipem | 27 de julho de 2017

    Leia Agora
  • Nota Pública do Setor Florestal de Mato Grosso sobre a exigência da emissão do CIM pelo INDEA

    Assessoria Cipem | 18 de julho de 2017

    Leia Agora
  • FNBF e SIMNO participam do lançamento da Frente Parlamentar do Noroeste

    Assessoria Simno | 20 de março de 2017

    Leia Agora
  • CIPEM contribui com pesquisa sobre logística em Mato Grosso

    Assessoria Cipem | 8 de fevereiro de 2017

    Leia Agora
  • Safra da madeira pode estar comprometida por falta de manutenção nas estradas da região noroeste

    Assessoria Simno | 7 de abril de 2016

    Leia Agora
  • Conama acata variação de 10% na medida final de cargas

    Assessoria Cipem | 21 de março de 2016

    Leia Agora