• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

Diretoria do Cipem discute a realização de grande evento florestal em Mato Grosso


A diretoria do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) realizou na última quinta-feira (25.05) a sua 5ª reunião ordinária de 2017. O encontro aconteceu na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá. Entre os temas discutidos, está a realização do 1º Florestal Tech, previsto para outubro deste ano.

O projeto do evento foi submetido pelo Cipem ao Edital de Chamamento Público nº 002/2017 da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). A homologação do resultado final com aprovação do projeto do Cipem foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 22 de maio. O evento pretende trazer para Mato Grosso delegações de vários cantos do país e também internacionais para conhecerem as potencialidades da madeira nativa de Mato Grosso e seus diversos usos.

Dentre as atrações previstas está a realização da Feira de Arquitetura da Madeira do Século XXI, que irá apresentar, em parceria com a WWF-Brasil, as inovações no uso da madeira na construção civil. Além disso, o evento irá proporcionar rodadas de negócios e prospecção e novos mercados e a discussão de novas tecnologias do setor de base florestal.

“Esse evento vai ser um marco do setor florestal em Mato Grosso e irá abrir muitas portas para os produtos do estado. Nos próximos meses iremos nos focar em fortalecer parcerias e articulações para fazer do Florestal Tech um sucesso”, afirmou o presidente do Cipem, José Eduardo Pinto.

Identificação da madeira

A reunião contou também com a participação do Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco para discutir a alteração nas exigências de identificação da madeira realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). A identificação deixou de ser obrigatória em 2013, quando foi revogada a lei complementar 235/2005. No entanto, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso acatou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) interposta pela Associação dos Engenheiros Agrônomos e determinou a retomada da identificação da madeira no estado.

De acordo com os dirigentes do Cipem, o procedimento de inspeção gera ainda mais entraves e burocracia ao setor e é pouco efetivo no combate à ilegalidade. Segundo a entidade, os esforços deveriam ser voltados para fortalecer a fiscalização volante, pois é ela quem consegue interceptar e autuar os produtos irregulares durante o transporte.

O Deputado Dilmar Dal Bosco se mostrou solidário às demandas do setor. “Esse procedimento de identificação não vai trazer nenhuma vantagem para o estado. Vamos acabar desestimulando os empresários que atuam legalmente e prejudicando a produção. Sabemos que quem está errado nem vai passar no posto de identificação. Quem pega esse tipo de carga é a fiscalização volante”, concordou o deputado.

Na mesma tarde foi realizada, com intermediação do Deputado Dilmar Dal Bosco, uma reunião entre os representantes do setor de base florestal e o Governador Pedro Taques para discutir o tema. Vale ressaltar que o Mato Grosso é o único estado do país que exige esse tipo de procedimento.

Outros assuntos

Durante a reunião, foram realizados ainda informes sobre a operação de fiscalização realizada pelo Ibama nas empresas do setor na região Noroeste do estado e sobre a tramitação do texto do Programa Investe Madeira Mato Grosso, apresentado pelo setor em março deste ano (saiba mais aqui).

A diretoria do Cipem também fez uma avaliação da reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade Regional Centro-Norte (Coema), realizado em Cuiabá nos dias 18 e 19 de maio (saiba mais aqui), e discutiu a agenda de feiras e eventos de interesse do setor florestal.


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Programa Madeira 4.0 oferece novas consultorias gratuitas sobre gestão de estoque e eficiência energética

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 12 de agosto de 2019

    Leia Agora
  • Nova diretoria do Sindusmad foi empossada

    Assessoria do Sindusmad | 6 de agosto de 2019

    Leia Agora
  • Sindicatos conseguem suspender lista de preços mínimos da madeira em Mato Grosso

    | 29 de julho de 2019

    Leia Agora
  • Dia na Floresta mostra manejo florestal sustentável na prática

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 9 de julho de 2019

    Leia Agora
  • Cipem e UFMT promovem evento sobre uso da madeira na arquitetura do futuro

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação do CIPEM | 8 de julho de 2019

    Leia Agora
  • “O tempo de conversar com o governo do estado já passou”, afirmam diretores do Cipem

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação do CIPEM | 1 de julho de 2019

    Leia Agora