• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

Cipem promove capacitação para diretores executivos dos sindicatos associados


Os diretores executivos e os assessores administrativos e financeiros dos oito sindicatos patronais do setor de base florestal de Mato Grosso participaram, na última semana, de mais um curso de capacitação promovido pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), em Cuiabá.

Durante dois dias, os profissionais receberam informações sobre procedimentos administrativos, financeiros e jurídicos que permitirão aprimorar o atendimento aos empresários associados.

O principal debate ocorrido foi sobre a fiscalização realizada pelos órgãos ambientais nas diversas etapas da atividade. Os executivos relataram as ocorrências mais comuns e fizeram questionamentos sobre competências, formas de abordagem, prazos e dispositivos legais, buscando conhecer mais sobre o tema que afeta diretamente os associados.

A advogada Mauren Lazzaretti ressaltou a importância de os empresários estarem organizados em seu ambiente de trabalho e de os executivos saberem como proceder em casos de fiscalização. “Conhecer os direitos e deveres do empreendedor e do órgão fiscalizador é essencial para defender direitos, reduzir as inconformidades e tornar mais tranquila a ação fiscalizatória, que é rotina no dia a dia de todo empresário do setor de base florestal”, frisou a consultora jurídica que ministrou esse conteúdo durante o curso.

O objetivo do Encontro, de acordo com o presidente do Cipem, Rafael Mason, é exatamente esse: manter sempre atualizada a equipe que está na ponta do atendimento. “Nosso esforço é para que o empresário do setor de base florestal tenha atendimento ágil e qualificado nas diversas demandas que emergem diariamente no exercício da atividade”, reforçou.

As informações sobre questões administrativas e financeiras foram repassadas pela consultora empresarial e perita contábil, Maria Terezinha de Farias. “Conhecer as regras e estar organizado internamente também aumenta a eficiência dos sindicatos e permite focar a atuação no que é primordial”, ressaltou.

Ainda durante o encontro, representantes da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) apresentaram o Programa Energia Sustentável na Indústria (PESI), que disponibiliza para pessoas jurídicas e físicas do segmento industrial do estado, soluções para a geração de energia com o menor custo e consumo eficiente, focado na energia solar. A equipe da Fiemt oferece suporte técnico para elaboração e financiamento do projeto, seja para empresa ou residência.

Este foi o II Encontro dos Executivos realizado em 2018 pelo Cipem. O primeiro aconteceu em março e tratou sobre legislação e procedimentos ambientais aplicados ao setor de base florestal.

Confira as fotos aqui


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Superação e compromisso são as marcas do setor de base florestal de Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 14 de dezembro de 2018

    Leia Agora
  • Cipem trabalha para evitar cancelamento da lei que difere ICMS sobre tora

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 13 de dezembro de 2018

    Leia Agora
  • Cipem lança Manual de Procedimentos para aprimorar as atividades florestais

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 12 de dezembro de 2018

    Leia Agora
  • Governo de Mato Grosso prorroga Pauta da Madeira até julho de 2019

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação do CIPEM | 3 de dezembro de 2018

    Leia Agora
  • Reflexão sobre avanços e desafios do setor florestal marcam última reunião da diretoria do Cipem

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 29 de novembro de 2018

    Leia Agora
  • Problema na Sefaz-MT trava R$ 28 milhões em vendas de madeira em Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 29 de novembro de 2018

    Leia Agora