• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

Cipem participa da 3ª reunião da CTF e discute as normativas vigentes no setor


Cipem participa da 3ª reunião da CTF e discute as normativas vigentes no setor O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso – Cipem, participou na última sexta-feira (14), da 3° reunião da Câmara Técnica Florestal – CTF. A reunião foi realizada na sede do Cipem em Cuiabá/MT anexo a Fiemt– Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso. E teve como temática as normas vigentes dos órgãos que regem o setor de base florestal
.
Dentre os assuntos deliberados na pauta estavam normativas como IN 21/2014 Ibama e Portaria 96/2010 Sema. A CTF colocou em evidência as consequências trazidas pelo entendimento errôneo por parte de alguns entes de fiscalização, e os prejuízos causados no setor em consequência dessa má interpretação.

Também estiveram presentes na pauta solicitações de revisão de procedimentos a exemplo: Exigência de Alvará para Plano de Manejo Florestal – cadastramento no CC-SEMA, dispostos na Nota Técnica CCRF n° 01/2015 – revisão e aditamento de prazo de inicio da vigência do informativo CRF de 07/08/2015.

Nesta, o informativo determina que processos de manejos protocolizados á partir de 13 de fevereiro de 2015, que contenham as espécies consideradas vulneráveis, tais como; a Amburana acreana, Cerejeira, Itaúba entre outras, devem cumprir os parâmetros descritos no decreto n° 406/2009 do Conama, e também o disposto pela Portaria 443/2014 (MMA) regulamentada pela IN n° 01/2015 do (MMA), a discussão permanece.

Foram discutidos ainda, a exploração e o transporte de produtos e subprodutos das florestas plantadas, a necessidade de cadastro no CC- Sema para as florestas plantadas vinculadas, florestas nativas e cadastro no CC- Sema sobre plano de corte seletivo, final e desbastes dentre outros.

CTF
A Câmara Técnica Florestal foi criada por meio da portaria 0022 em 05 de março de 2009, com a finalidade de promover a discussão, avaliação proposição e deliberação de estudos e diretrizes técnicas, para melhorias da politica florestal de Mato Grosso.
Participaram da reunião as seguintes Instituições; Cipem, Amef, Sema, Ibama, Arefloresta, Famato e Sedec.


Ultimas Notícias Relacionadas

  • CTF, retoma atividades e delibera comissões técnicas para destravar setor florestal

    | 11 de junho de 2016

    Leia Agora
  • Cipem participa da 3ª reunião da CTF e discute as normativas vigentes no setor

    Assessoria Cipem | 21 de agosto de 2015

    Leia Agora