• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

Cipem leva realidade do manejo florestal para sala de aula na UFMT


A aproximação entre o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oportunizou, nesta terça-feira (09), uma aula especial sobre colheita e transporte florestal para graduandos e mestrandos do curso de engenharia florestal.

Durante uma manhã, a equipe do Cipem apresentou dados e informações sobre a legislação aplicada ao setor florestal e exemplos práticos de como ela é atendida e afeta as diversas atividades. A aula também teve a contribuição do presidente da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (Amef), Benedito Carlos de Almeida, que falou sobre as diversas possibilidades de atuação e as respectivas responsabilidades do engenheiro florestal na prestação de serviços.

Um dos pontos que mais chamou a atenção dos estudantes foi a quantidade de taxas cobradas do setor pelo governo do estado no processo de transporte dos produtos florestais. “Esse é um ponto que não temos conhecimento durante a formação e que impacta bastante o desenvolvimento das atividades”, disse Thales André Macedo Santos, estudante do 8º semestre do curso.

Neste sentido, a mestranda Jessika Cristina Nascente, ressaltou a importância da aproximação da academia com o setor privado, agregando informações que não estão presentes no currículo escolar, mas que fazem parte do dia a dia. “Um dos exemplos é essa visão de mercado, que não temos noção durante os anos de estudo. Outros temas, recebemos a informação teórica, mas não sabemos como é a realidade prática. Por isso, esses espaços são muito ricos”, acrescentou.

Para a professora Mariana Peres ainda há uma carência muito grande de informações atualizadas sobre o desenvolvimento das atividades florestais. “Quando estamos em uma aula como essa percebemos o quão indispensável é aliarmos a teoria com a prática, pois existem situações que só são possíveis de aprender com a realidade”, avaliou.

Durante a apresentação, os estudantes puderam tirar dúvidas e receberam materiais de apoio, como um fluxograma sobre a cadeia produtiva do manejo florestal sustentável. “Nosso objetivo é apoiar a formação dos estudantes para que tenhamos profissionais bem preparados para atuar no setor florestal do estado, pois existe mercado e demanda”, declarou Valdinei Bento dos Santos, diretor executivo do Cipem.

Veja a galeria de fotos aqui


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Falta de planejamento do Indea forma fila de caminhões e bloqueia trânsito no distrito industrial

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 11 de junho de 2019

    Leia Agora
  • Wilson José Volkweis é o novo presidente do Sindusmad

    Cristiane Oliveira - Assessoria do Sindusmad | 3 de junho de 2019

    Leia Agora
  • Cipem e Sebrae criam programa para desenvolver negócios florestais em Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 24 de maio de 2019

    Leia Agora
  • Sem lei que difere cobrança do ICMS não haverá sustentabilidade florestal nem econômica, aponta Cipem

    | 20 de maio de 2019

    Leia Agora
  • Cipem e sindicatos promovem curso prático sobre secagem de madeira em Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 13 de maio de 2019

    Leia Agora
  • Ibama faz visita para conhecer estudo que baliza pedido de alteração na classificação dos produtos florestais

    Assessoria de Imprensa do FNBF | 10 de maio de 2019

    Leia Agora