• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

Arquitetos falam sobre uso da madeira nativa durante evento internacional


As diversas possibilidades de uso da madeira nativa tanto na construção civil quanto na fabricação de móveis serão abordadas em duas palestras durante a 8ª edição da ForMóbile – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira, que acontece entre os dias 10 e 13 de julho, em São Paulo.

A proposta, segundo o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) e Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) que realizam o ciclo de palestras, é proporcionar uma abordagem mais qualificada e abrangente sobre a utilização da madeira nativa para além da simples decoração, ressaltando a sua versatilidade e sustentabilidade. “O uso da madeira na construção pode incentivar uma arquitetura mais sustentável e econômica também”, reforça o presidente do Cipem, Rafael Mason.

Estudos mostram que a madeira pode substituir o concreto como material de construção. Isso porque o produto é mais leve, resistente e sustentável do que o aço e o concreto e pode ser utilizada para além de revestimentos e aplicações secundárias.

Um dos palestrantes, o arquiteto Roberto Lecomte, propõe uma nova abordagem para a concepção arquitetônica da edificação em madeira.  Em sua tese de mestrado, apresentada na Universidade de Brasília, o profissional analisou o uso da madeira na construção civil no Brasil e revelou o preconceito e a falta de conhecimento para se aproveitar todas as suas potencialidades como material estrutural e construtivo num país com imenso potencial florestal. “O mercado da construção nos países com tradição no uso da madeira oferece atualmente inúmeras opções com o material e seus derivados, incorporando novas tecnologias construtivas com princípios ambientalmente corretos e dentro de novos conceitos aplicados à arquitetura”, abordou Lecomte.

Entre os benefícios da madeira na construção civil estão a redução no tempo de construção, a diminuição de resíduos no canteiro de obras e a economia, justamente por ser um material de fácil transporte e manuseio.

Além disso, utilizar madeira oriunda de planos de manejo florestal sustentável ajuda na conservação das florestas e da biodiversidade, combatendo as mudanças climáticas, já que as árvores estocam gás carbono que seria lançado na atmosfera agravando o efeito estufa. O processo de industrialização da madeira também é mais sustentável, utilizando menos energia e água.

Sobre essa sustentabilidade, o arquiteto José Afonso Botura Portocarrero, outro palestrante do evento, traz a experiência de quem projetou o prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade, localizado em Cuiabá-MT e que conquistou o prêmio mundial de construções sustentáveis, o Breeam Awards 2018. “Precisamos divulgar mais informações sobre esse grande patrimônio que são nossas florestas e suas possibilidades de uso sustentável na arquitetura”, disse Portocarrero, que é professor da Universidade Federal de Mato Grosso.

As palestras dos arquitetos acontecem no dia 11 de julho, às 14h, no Espaço Indústria do Futuro, durante a ForMóbile, que é focado em tecnologia e novidades. Para participar é necessário fazer um credenciamento prévio na feira, clicando aqui.

Além de disponibilizar informações sobre a madeira nativa mato-grossense, o Cipem terá um estande na feira onde serão expostos produtos das indústrias associadas aos sindicatos que compõem o CIPEM. Saiba mais aqui


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Setor florestal se reúne com Mauro Mendes e cobra solução de entraves econômicos

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 18 de abril de 2019

    Leia Agora
  • Cipem e PRF fazem acordo para garantir segurança no transporte de cargas de madeira

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 15 de abril de 2019

    Leia Agora
  • Cipem leva realidade do manejo florestal para sala de aula na UFMT

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 11 de abril de 2019

    Leia Agora
  • Cipem pede que Sefaz resolva entraves tributários que afetam o setor florestal

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação do CIPEM | 3 de abril de 2019

    Leia Agora
  • Conexão entre empresários mato-grossenses e compradores é fortalecida durante feira internacional

    | 2 de abril de 2019

    Leia Agora
  • Banco lança linha de crédito para financiamento do setor florestal em Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 20 de março de 2019

    Leia Agora