• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

9ª reunião ordinária do Cipem debate principais problemas do setor de Base Florestal em Mato Grosso


O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso – Cipem, realizou nesta última quinta-feira (01), á 9ª reunião ordinária- 2015 da instituição. O encontro que contou com a presença dos principais líderes dos oitos sindicatos representado pelo setor ocorreu na sala dos Conselhos Temáticos da – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso- FIEMT em Cuiabá/MT.
Dentre as pautas levantadas estavam a Instrução Normativa 21/2014, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama que permanece prejudicando o setor de Base Florestal de Mato Grosso.

Na ocasião, durante o levantamento da pauta o presidente do Cipem José Eduardo Pinto, fez um balaço da reunião ocorrida em Brasília entre Cipem, Fórum Nacional Brasileiro Florestal- FNBF, a Fiemt – Federação das Indústrias no estado de Mato Grosso, Deputado Federal Fábio Garcia, presidentes de Sindicatos associados ao Cipem e o Ibama. De acordo com Eduardo, a dura realidade com os problemas criados pela IN 21 foram relatados a presidente do Ibama Marilene Ramos, onde a mesma declarou que o órgão se manterá flexível frente a reivindicações pois já havia tomado conhecimento das informações e solicitou ao Cipem que enviasse as propostas de soluções para os entraves.

O Cipem também foi ao Ministério do Meio Ambiente- MMA de Brasília para buscar soluções para a portaria 443/2014, IN01/2015. De acordo com o presidente ambos os encontros foram positivos, pois, trouxeram a oportunidade de debate entre o Cipem e os entes reguladores. Eduardo destacou as participações da assessoria do deputado Federal Nilson Leitão na reunião do MMA e do deputado Federal Fábio Garcia na do Ibama, ambos comprometidos em ajudar o setor na busca por soluções para os entraves criados pelos instrumentos normativos citados.

A reunião também discorreu sobre as Notificações enviadas pela Odebrecht TransPort aos moradores (usuários) das vias de acessos na BR-163, de acordo com a concessionária a reponsabilidade pelos projetos e execuções da obra de faixa de domínio nessas especificidades são de responsabilidade desses “usuários” de uso continuo. Desde que foram notificados alguns de seus associados o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso- Sindusmad procurou o Cipem e Fiemt para que se pudesse iniciar uma conversação com a concessionaria em busca de opções para minimizar o impacto.

Entre os demais assuntos inseridos na pauta estavam os encaminhamentos e a implantação do PDFS/MT, – A organização e implantação dos comitês de trabalhos do Cipem que tem por objetivo dar agilidade às demandas do setor e o convite de parceria feito pelo WWF – Brasil que também recebeu destaque. O WWF, afirma que o Cipem se enquadra no perfil dos conservadores das florestas nativas e por este motivo pretende implantar junto ao órgão uma padronização que permitirá aos exportadores dos produtos florestais de Mato Grosso destacar a legalidade do trabalho desenvolvido pelo Setor.
A 9ª reunião ordinária do Cipem em 2015 foi conduzida pelo atual presidente José Eduardo Pinto que primando pela transparência das ações da instituição junto aos associados, apresentou a prestação de contas financeira da entidade para o período setembro 2015.


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Cipem e Sebrae criam programa para desenvolver negócios florestais em Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 24 de maio de 2019

    Leia Agora
  • Sem lei que difere cobrança do ICMS não haverá sustentabilidade florestal nem econômica, aponta Cipem

    | 20 de maio de 2019

    Leia Agora
  • Cipem e sindicatos promovem curso prático sobre secagem de madeira em Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 13 de maio de 2019

    Leia Agora
  • Ibama faz visita para conhecer estudo que baliza pedido de alteração na classificação dos produtos florestais

    Assessoria de Imprensa do FNBF | 10 de maio de 2019

    Leia Agora
  • COMUNICADO sobre Operação Arquimedes

    | 25 de abril de 2019

    Leia Agora
  • Cipem e IDH firmam parceria para impulsionar cadeia produtiva do manejo florestal sustentável em Mato Grosso

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 24 de abril de 2019

    Leia Agora