O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso – Cipem, realizou nesta última quinta-feira (01), á 9ª reunião ordinária- 2015 da instituição. O encontro que contou com a presença dos principais líderes dos oitos sindicatos representado pelo setor ocorreu na sala dos Conselhos Temáticos da – Federação das Indústrias …

CIPEM - 9ª reunião ordinária do Cipem debate principais problemas do setor de Base Florestal em Mato Grosso 9ª reunião ordinária do Cipem debate principais problemas do setor de Base Florestal em Mato Grosso | CIPEM
  • Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

9ª reunião ordinária do Cipem debate principais problemas do setor de Base Florestal em Mato Grosso


O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso – Cipem, realizou nesta última quinta-feira (01), á 9ª reunião ordinária- 2015 da instituição. O encontro que contou com a presença dos principais líderes dos oitos sindicatos representado pelo setor ocorreu na sala dos Conselhos Temáticos da – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso- FIEMT em Cuiabá/MT.
Dentre as pautas levantadas estavam a Instrução Normativa 21/2014, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama que permanece prejudicando o setor de Base Florestal de Mato Grosso.

Na ocasião, durante o levantamento da pauta o presidente do Cipem José Eduardo Pinto, fez um balaço da reunião ocorrida em Brasília entre Cipem, Fórum Nacional Brasileiro Florestal- FNBF, a Fiemt – Federação das Indústrias no estado de Mato Grosso, Deputado Federal Fábio Garcia, presidentes de Sindicatos associados ao Cipem e o Ibama. De acordo com Eduardo, a dura realidade com os problemas criados pela IN 21 foram relatados a presidente do Ibama Marilene Ramos, onde a mesma declarou que o órgão se manterá flexível frente a reivindicações pois já havia tomado conhecimento das informações e solicitou ao Cipem que enviasse as propostas de soluções para os entraves.

O Cipem também foi ao Ministério do Meio Ambiente- MMA de Brasília para buscar soluções para a portaria 443/2014, IN01/2015. De acordo com o presidente ambos os encontros foram positivos, pois, trouxeram a oportunidade de debate entre o Cipem e os entes reguladores. Eduardo destacou as participações da assessoria do deputado Federal Nilson Leitão na reunião do MMA e do deputado Federal Fábio Garcia na do Ibama, ambos comprometidos em ajudar o setor na busca por soluções para os entraves criados pelos instrumentos normativos citados.

A reunião também discorreu sobre as Notificações enviadas pela Odebrecht TransPort aos moradores (usuários) das vias de acessos na BR-163, de acordo com a concessionária a reponsabilidade pelos projetos e execuções da obra de faixa de domínio nessas especificidades são de responsabilidade desses “usuários” de uso continuo. Desde que foram notificados alguns de seus associados o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso- Sindusmad procurou o Cipem e Fiemt para que se pudesse iniciar uma conversação com a concessionaria em busca de opções para minimizar o impacto.

Entre os demais assuntos inseridos na pauta estavam os encaminhamentos e a implantação do PDFS/MT, – A organização e implantação dos comitês de trabalhos do Cipem que tem por objetivo dar agilidade às demandas do setor e o convite de parceria feito pelo WWF – Brasil que também recebeu destaque. O WWF, afirma que o Cipem se enquadra no perfil dos conservadores das florestas nativas e por este motivo pretende implantar junto ao órgão uma padronização que permitirá aos exportadores dos produtos florestais de Mato Grosso destacar a legalidade do trabalho desenvolvido pelo Setor.
A 9ª reunião ordinária do Cipem em 2015 foi conduzida pelo atual presidente José Eduardo Pinto que primando pela transparência das ações da instituição junto aos associados, apresentou a prestação de contas financeira da entidade para o período setembro 2015.


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Setor de Base Florestal empossa diretoria do CIPEM e Rafael Mason conduz mais um biênio à frente da entidade

    | 27 de setembro de 2019

    Leia Agora
  • Programa Madeira 4.0 oferece novas consultorias gratuitas sobre gestão de estoque e eficiência energética

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 12 de agosto de 2019

    Leia Agora
  • Nova diretoria do Sindusmad foi empossada

    Assessoria do Sindusmad | 6 de agosto de 2019

    Leia Agora
  • Sindicatos conseguem suspender lista de preços mínimos da madeira em Mato Grosso

    | 29 de julho de 2019

    Leia Agora
  • Dia na Floresta mostra manejo florestal sustentável na prática

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação CIPEM | 9 de julho de 2019

    Leia Agora
  • Cipem e UFMT promovem evento sobre uso da madeira na arquitetura do futuro

    Daniela Torezzan - Assessoria de Comunicação do CIPEM | 8 de julho de 2019

    Leia Agora