• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

WWF-Brasil irá discutir legalidade da madeira no 1º Florestal Tech


Cuiabá (MT) recebe entre os dias 18 e 20 de outubro a primeira edição do FlorestalTech, evento de negócios florestais que pretende discutir o cenário econômico, as tendências, oportunidade e novas tecnologias para o setor, promovido pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento econômico (Sedec). Um dos temas principais dos debates será o uso da madeira na construção civil. Para abordar a questão da legalidade da madeira, o analista de Conservação do WWF-Brasil, Ricardo Russo, irá apresentar o trabalho que vem sendo realizado pelo Programa Madeira é Legal na disseminação de informações que incentivem o uso responsável e sustentável da madeira e os caminhos possíveis para o setor na região do Mato Grosso.

Na avaliação do especialista, é preciso fazer algo diferente e parar de pensar somente sobre de onde vem a madeira. “É claro que essa é uma discussão importantíssima, mas mais importante do que isso é perceber que temos um material incrível, que é, entre outras coisas, capaz de mitigar a emissão de CO²”, afirma. Segundo Russo, o programa Madeira é Legal foi a forma encontrada para cessar a discussão se determinada extração é legal ou não e “tirar das costas do setor florestal a questão do desmatamento”, diz.

“O setor florestal precisa das florestas e, por isso, quer fazer um plano de manejo sério. As pessoas precisam entender que manejo florestal e desmatamento não têm relação”, afirma.

A expectativa dos organizadores do 1º Florestal Tech é reunir representantes do setor florestal de Mato Grosso e delegações de várias partes do país e do mundo. Na programação estão previstos painéis e mesas redondas sobre os sistemas construtivos wood frame e madeira laminada colada. Outra atração é a Mostra daArquitetura da Madeira para o Século XXI, com a curadoria do arquiteto Marcelo Aflalo, que apresentará maquetes e projetos de construções em madeira existentes no Brasil e no mundo e discutirá seus benefícios e especificidades. O Cipem lançará ainda um catálogo, que apresenta por meio de recursos interativos as principais madeiras nativas comercializadas pelo setor florestal, informações técnicas sobre elas e seus potenciais usos e aplicações.

“Queremos promover o debate sobre o uso da madeira nativa como matéria-prima da construção civil com o objetivo de fomentar a inovação e visando o mercado do futuro e as exigências crescentes da sociedade por tecnologias verdes. Por isso, queremos uma participação ampla do público, envolvendo profissionais e futuros profissionais nesta discussão”, explica o presidente do Cipem, Rafael Mason.

Além do WWF-Brasil, apoiam a iniciativa o Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal (FNBF), a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT). A inscrição para o evento, que será realizado no Centro de Evento do Pantanal, deve ser feita pelo site www.cipem.org.br.

Participação junto ao setor produtivo

A partir do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Programa Madeira é Legal desde 2009, o WWF-Brasil tem participado de eventos em diferentes regiões do país para disseminar informações sobre o tema e unir o setor da madeira e da construção em torno de objetivos comuns. “As boas iniciativas têm que aparecer. No programa Madeira é Legal, damos apoio à cadeia da madeira. Nossa meta é ajudar a articular este setor, porque para chegarmos no grau de tecnologia e avanços que queremos temos que estar unidos”, defende.

Além da participação e promoção de eventos em São Paulo (SP) e Brasília (DF), a organização participou, pela segunda vez, da programação da Semana Internacional da Madeira, em Curitiba (PR). “Isso mostra nosso comprometimento em tentar articular os diferentes atores envolvidos nessa cadeia”, completa.

Fonte: Portal Madeira e Construção

Imagem: WWF Brasil

Ultimas Notícias Relacionadas

  • Evento de negócios florestais da madeira nativa começa hoje em Cuiabá

    Assessoria Cipem* | 18 de outubro de 2017

    Leia Agora
  • Florestal Tech: Por que conhecer a Madeira Laminada Colada?

    Assessoria Cipem* | 11 de outubro de 2017

    Leia Agora
  • Diretor do Cipem assume a presidência interina do Sistema FIEMT

    Assesoria Cipem | 11 de outubro de 2017

    Leia Agora
  • Florestal Tech: Programação completa

    Assessoria Cipem | 6 de outubro de 2017

    Leia Agora
  • WWF-Brasil irá discutir legalidade da madeira no 1º Florestal Tech

    Juliane Ferreira / Portal Madeira e Construção | 5 de outubro de 2017

    Leia Agora
  • Fortalecimento da indústria de base florestal é fundamental para cumprimento de metas do Acordo de Paris

    Ascom CNI | 4 de outubro de 2017

    Leia Agora