• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

São Paulo sediará 2º Florestal Tech em julho de 2018


Madeira de Mato Grosso terá estande numa das maiores feiras internacional do segmento

 

De 10 a 13 de julho de 2018 a capital paulista sediará a segunda edição do Florestal Tech, feira com exposição e produtos da madeira nativa de Mato Grosso. O evento acontecerá durante a Feira Internacional de Fornecedores da Indústria da Madeira e Móveis (Formóbile). Serão apresentados os atributos da madeira de Mato Grosso, bem como, sua forma sustentável de colheita, mercados, produtos, potencial e novas tecnologias.

A participação do Florestal Tech na Formóbile foi aprovada na décima reunião de diretoria do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado de Mato Grosso (CIPEM), na última quinta-feira, 30.

Ainda na pauta a diretoria discutiu sobre as notificações emitidas aos caminhões carregados com produtos florestais que transitavam pela cidade de Costa Rica (MS). Acontece que em meados de setembro o CIPEM, por meio de sua consultoria jurídica, protocolou no Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul, um pedido de esclarecimento acerca da situação que reiteradamente ocorreu na cidade de Costa Rica. Caminhões com carga de madeira estavam sendo abordados e apreendidos por autoridades públicas ambientais, com a alegação de que não constava na Guia Florestal (GF) no “item trajeto” o nome da cidade de Costa Rica, apesar de estarem descrito os Estados e as cidades transfronteiriças.

Para solucionar o impasse, era necessário assinar um termo de compromisso, mediante pagamento da multa administrativa e de um valor de compensação ambiental, sob pena da carga de madeira ser descarregada e doada para entidades filantrópicas. Vale mencionar que a volumetria e espécies de madeira eram declaradas como corretas. “Desta forma, diante do equívoco, o CIPEM protocolou pedido de esclarecimento à Corregedoria do MPE, que fora respondido, informando que entendia estar seguindo os ditames da norma ambiental. O próximo passo é aguardar a decisão da Corregedoria. Todavia, destaca-se que após o protocolo do CIPEM, não ocorreram outras apreensões com o mesmo fundamento”, explicou a assessora jurídica do CIPEM, Alessandra Panizi.

O presidente do CIPEM, Rafael Mason, explicou ainda na reunião, que está na Assembeia Legislativa a minuta de alteração da Lei de identificação de madeiras. “É importante o setor acompanhar o processo e apresentar, se couber, emendas para evitar que haja engessamento na comercialização dos produtos florestais de Mato Grosso. Espera-se que seja votado antes do recesso parlamentar”, disse o presidente.

Rafael destacou também que continuam as tratativas com a Secretaria Estadual de Fazenda (SEFAZ) para as definições sobre a lista de preços mínimos da madeira 2018. O setor apresentará proposta e posteriormente solicitará agenda para discussão e alinhamentos devidos. Segundo ele, foram apresentadas diversas propostas pelo setor em várias reuniões com o secretário estadual, Gustavo Oliveira (Fazenda), porém, o tema permanece sem solução.

Outros assuntos discutidos: Novos desdobramentos com a reabertura das discussões em relação ao Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV) no CONAMA; Feiras e Eventos Nacionais e Internacionais 2018; Deliberação referente ao Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF); Informes Jurídicos e Prestação de contas dos meses setembro e outubro, além da participação do CIPEM na reunião da Associação do Comércio e Indústria de Madeiras e Derivados do Estado do Rio de Janeiro – (ACIMDERJ) entre os dias 24 a 26/11, em Angra dos Reis/RJ.

 

Importante: o recesso de fim de ano do CIPEM terá início em 15 de dezembro e a entidade volta ao expediente normal em 08 de janeiro de 2018.


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Sindusmad premia hoje alunos vencedores do 1º Concurso de Desenho Florestal

    CRISTIANE OLIVEIRA Da Assessoria | 18 de dezembro de 2017

    Leia Agora
  • Dal Bosco entrega moções de aplauso ao SIMNO

    | 14 de dezembro de 2017

    Leia Agora
  • Publicada Lei que dispensa ICMS da tora

    Cristiane Oliveira | 4 de dezembro de 2017

    Leia Agora
  • São Paulo sediará 2º Florestal Tech em julho de 2018

    Cristiane Oliveira | 4 de dezembro de 2017

    Leia Agora
  • Governo e setor de base florestal avaliarão valores de taxas ambientais em MT

    Fonte: Só Notícias | 16 de novembro de 2017

    Leia Agora
  • Cipem discute os desafios do manejo florestal com estudantes da UFMT

    Assessoria Cipem | 8 de novembro de 2017

    Leia Agora