• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

Florestal Tech: Mostra de Arquitetura da Madeira para o Século XXI


Uma importante atração do 1º Florestal Tech, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro de 2017 em Cuiabá, é a Mostra de Arquitetura da Madeira para o Século XXI. Com curadoria do arquiteto Marcelo Aflalo, a exposição itinerante, realizada com apoio do WWF-Brasil, é formada por 21 maquetes que traçam um panorama do emprego do material de maneira sustentável em construções ao redor do mundo e já foi apresentada nos principais espaços e eventos florestais do país.

O objetivo desta iniciativa é ampliar o conhecimento e consolidar a madeira como a matéria-prima do futuro. Além disso, mostrar para a sociedade as possibilidades de uso da madeira em projetos de engenharia e arquitetura, uma vez que seu manejo é reconhecidamente sustentável, por se tratar de um recurso natural renovável, com processo produtivo de baixa emissão de poluentes e que ao final tem alta capacidade de retenção de gases do efeito estufa.

A exposição é dividida em duas partes. A primeira foca no mapeamento dos diversos tipos de madeira e as múltiplas possibilidades de uso e aplicação. A segunda parte é focada no uso inteligente do material de forma que alie a estética e o cuidado com o meio ambiente. Dessa forma, a exposição reforça a aplicabilidade da madeira como elemento prioritário das construções e ajuda a desmistificar a visão de que ela é somente um recurso rústico e decorativo.

Dentre os materiais apresentados, estão as maquetes originais de projetos residenciais que utilizam a madeira em várias cidades do Brasil e alguns projetos feitos inteiramente em madeira ao redor do mundo, incluindo prédio. Vale ressaltar que, enquanto alguns países da Europa exigem que as novas construções tenham alto percentual de madeira em sua construção atendendo aos princípios do Protocolo de Kyoto, no Brasil a madeira ainda é vista erroneamente pela maioria da população como opção temporária ou rústica.

O presidente do Cipem, José Eduardo Pinto, reforça a importância de eventos como o Florestal Tech para que o mercado brasileiro amplie seu conhecimento sobre o tema e se atente a esta tendência mundial. “Com este evento e com a Mostra, queremos contribuir para mudar a percepção comum da madeira como um material de baixa tecnologia, frágil e de baixa durabilidade quando, na verdade, ela é o oposto, com alta tecnologia, industrializável, com baixo custo e totalmente renovável. Temos todas as condições para sermos uma grande potência nessa área. Precisamos trabalhar para isso, investir e inovar”, conclui o empresário.

Sobre o curador – Marcelo Aflalo é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) em 1978, designer dom mestrado pela The School of the Art Institute of Chicago. É sócio-fundador da Univers Arquitetura e Designer, que desenvolve trabalhos de arquitetura ambiental desde 1987. É professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) de Arquitetura e Urbanismo.

 


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Florestal Tech: “Quem faz manejo florestal não faz desmatamento”

    Assessoria Cipem | 19 de outubro de 2017

    Leia Agora
  • Cultura e inclusão social marcaram a abertura do 1° Florestal Tech

    Assessoria Cipem | 19 de outubro de 2017

    Leia Agora
  • Florestal Tech: Lembrete do bem

    Assessoria Cipem | 17 de outubro de 2017

    Leia Agora
  • Por que conhecer o Wood Frame?

    Assessoria Cipem | 25 de setembro de 2017

    Leia Agora
  • Florestal Tech: Cipem inicia caravana de divulgação em suas bases

    Asse | 30 de agosto de 2017

    Leia Agora
  • Florestal Tech: Mostra de Arquitetura da Madeira para o Século XXI

    Assessoria Cipem | 7 de agosto de 2017

    Leia Agora