• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

Evento de negócios florestais da madeira nativa começa hoje em Cuiabá


Inicia hoje, em Cuiabá, a primeira edição do Florestal Tech, evento de negócios florestais que discutirá o cenário econômico, as tendências, oportunidades e novas tecnologias para o setor da madeira nativa. O evento é promovido pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso e Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A cerimônia de abertura do evento será realizada no Auditório das Borboletas do Centro de Eventos do Pantanal, a partir das 19h30, e contará com palestras técnicas e lançamento oficial da Exposição de Produtos da Madeira Nativa e da Mostra de Arquitetura da Madeira para o Século XXI.

Um dos temas abordados nas palestras de abertura será a legalidade e a sustentabilidade da madeira nativa de Mato Grosso. Em sua apresentação intitulada “Porque o WWF Brasil apoia o setor de base florestal”, o analista de Conservação do WWF Brasil, Ricardo Russo, irá apresentar o trabalho que vem sendo realizado pelo Programa Madeira é Legal na disseminação de informações que incentivem o uso responsável e sustentável da madeira, os caminhos possíveis e as parcerias com o setor na região do Mato Grosso.

Na avaliação do especialista, é preciso repensar o uso da madeira. “É importante perceber que temos um material incrível, que é, entre outras coisas, capaz de mitigar a emissão de CO²”, afirma. Russo destaca ainda a importância de a sociedade rever a relação com o setor florestal. “É preciso tirar das costas do setor florestal a questão do desmatamento. O setor florestal precisa das florestas e, por isso, quer fazer um plano de manejo sério. As pessoas precisam entender que manejo florestal e desmatamento não têm relação”, afirma.

A secretária-adjunta de Licenciamento Ambiental e Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, falará sobre a eficiência na gestão e controle de origem da madeira nativa em Mato Grosso e apresentará os avanços na área nos últimos anos, construídas em parceria com o setor de base florestal.

O Cipem lançará ainda na noite de hoje um catálogo que apresenta por meio de recursos interativos as principais madeiras nativas comercializadas pelo setor florestal, informações técnicas sobre elas e seus potenciais usos e aplicações.

Saiba mais – O evento segue até o dia 20 de outubro no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá e conta também com a parceria do WWF Brasil, do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT). No Florestal Tech serão apresentados e discutidos sistemas construtivos modernos e sustentáveis, que utilizam a madeira como matéria prima principal, o Wood Frame e a Madeira Laminada Colada (clique para ver a programação completa). Para todos os inscritos foi solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível que deve ser entregue no ato do credenciamento. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições de caridade.

Com informações do Portal Madeira e Construção

Ultimas Notícias Relacionadas

  • Nota pública do setor florestal referente à queima de viaturas do Ibama em Guariba (MT)

    Assessoria Cipem | 8 de novembro de 2017

    Leia Agora
  • Evento de negócios florestais da madeira nativa começa hoje em Cuiabá

    Assessoria Cipem* | 18 de outubro de 2017

    Leia Agora
  • Diretor do Cipem assume a presidência interina do Sistema FIEMT

    Assesoria Cipem | 11 de outubro de 2017

    Leia Agora
  • Florestal Tech: Programação completa

    Assessoria Cipem | 6 de outubro de 2017

    Leia Agora
  • Nota do setor de base florestal sobre a Operação Florestas Virtuais

    CIPEM | 4 de outubro de 2017

    Leia Agora
  • Florestal Tech: Cipem visita Sinduscon para discutir o evento

    Assessoria Cipem | 19 de setembro de 2017

    Leia Agora