Tamanho do texto A- A+

CAPACITAÇÃO

10º Curso de Manejo Florestal Sustentável
O Cipem é um dos parceiros desta iniciativa.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza entre os dias 16 e 19 de maio o 10° curso de ‘Manejo Florestal Sustentável: Normas e Procedimentos’. As inscrições serão abertas nesta segunda-feira (08.05), a partir das 8h, e seguem até o preenchimento das vagas.

 

 

Foram disponibilizadas 160 vagas, das quais 80 são de responsabilidade da Sema e as demais estão à cargo da UFMT. Os interessados devem se inscrever neste link. O valor da inscrição será a partir de donativos. Estudantes devem levar no primeiro dia de aula uma lata de leite em pó e profissionais um pacote de fralda geriátrica. O material será doado para entidades filantrópicas.

O curso ocorrerá das 08h às 17h, no Auditório Madeirão, localizado na Faculdade de Engenharia Florestal da UFMT. Ao final da capacitação os participantes receberão um certificado com 25 horas/aula

De acordo com o analista do meio ambiente da Sema que está à frente deste trabalho, Marcos Antônio Ferreira, a proposta do curso é nivelar as informações entre o corpo técnico da secretaria, profissionais, estudantes, empreendedores e demais interessados a respeito dos conceitos, normas e atualidades importantes para elaboração de planos de manejo florestal sustentável.

 

Foto:Cipem-MT/Ednilson Aguiar

Floresta em pé

 

“Para a secretaria analisar os processos com celeridade é necessário que as partes interessadas, ou seja, os engenheiros florestais submetam projetos de manejo florestal sustentável com informações completas. E isso só vai acontecer se estivermos alinhados, e o curso vem para alinhar este conhecimento entre técnicos da Sema, profissionais, estudantes, empreendedores e detentores de área com o objetivo de garantir bons resultados”, explica Marcos.

Programação

A cerimônia de abertura do curso será no dia 16 de maio, às 19h30, com a presença de representantes da Sema e de entidades parcerias do evento. Depois terá uma aula com o tema: ‘Sema e Educação Ambiental: em busca da transversalidade necessária na atualidade’.

O curso continua no dia 17.05, às 8h, com um histórico do manejo de florestas; palestras sobre normatização florestal aplicada ao manejo; uso de veículos aéreos não tripulados na área de manejo e geotecnologia aplicada a projeto de manejo.

Após o almoço, às 14h, entrará em debate os temas referentes à ecologia florestal e inventário diagnóstico; inventário florestal diagnóstico aplicado a elaboração de Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS); equação de volume para 2ª Unidade de Produção Anual; Inventário florestal e equação volumétrica e análise de inventário florestal.

No dia 18.05, a partir das 8h, serão discutidos a Infraestrutura, exploração, transporte, e segurança no trabalho florestal; o plano operacional anual; vistorias, parcelas permanentes e relatórios do manejo de florestas nativas e fiscalização de flora.

Já às 14h, o grupo volta a se encontrar para aprender mais sobre a ação complementar em PMFS; engenharia Florestal como subsídio para atuação complementar do Ministério Público; Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e fiscalização profissional e incêndios florestais.

A primeira pauta do dia 19.05 é normatização para o manejo florestal não madeireiro, depois os participantes irão assistir palestras referente ao manejo de uso múltiplo; CC-SEMA, Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV) e Sistema Nacional de Controle da Origem de Produtos Florestais (Sinaflor). No período da tarde, será a vez da silvicultura entrar para o debate, seguida da discussão sobre o manejo florestal de florestas plantadas; legislação e política florestal em MT; gestão florestal do Estado de Mato Grosso.

O curso encerra com um panorama nacional do Manejo Florestal Sustentável (MSF) e uma conversa em torno da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais. Às 19h será realizada uma reunião social com a Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (Amef).

Parceiros

 

Entre as instituições que estão contribuindo para a realização dos cursos estão: Superintendência de Gestão Florestal da Sema, UFMT, Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (Amef).

Fonte: Sema-MT

 


Confira também:
Maio de 2017
23.05.17 08h29 » Reunião do Coema Centro-Norte discute o futuro do setor de base florestal
16.05.17 10h56 » CNI reúne em Cuiabá empresários para debater as perspectivas e tendências do mercado da madeira
16.05.17 07h57 » Aprenda a pagar menos tributos! Curso ocorre em Sinop dia 18
09.05.17 13h00 » 10º Curso de Manejo Florestal Sustentável
05.05.17 08h56 » Diretoria do Cipem discute busca por novos mercados e incentivo à exportação
Abril de 2017
19.04.17 10h23 » Entrevista do presidente do CIPEM a Revista Referência Florestal
13.04.17 09h15 » Sindinorte e parceiros realizam simpósio sobre Meio Ambiente
10.04.17 10h06 » Reunião Técnica sobre Procedimentos Registrais de Processos Ambientais
10.04.17 08h52 » Falhas no sistema DOF: como fica o setor florestal?
04.04.17 12h23 » Sisflora 2.0 é tema da terceira reunião da diretoria do Cipem
04.04.17 08h49 » Setor Florestal e Polícia Rodoviária Federal discutem a fiscalização de cargas de madeira
03.04.17 10h37 » Cipem e Corpo de Bombeiros discutem normas de segurança
Março de 2017
27.03.17 13h29 » SEDEC e Setor Florestal discutem programa de incentivo à madeira
21.03.17 15h18 » Tributação predatória: algoz do mercado da madeira
20.03.17 13h35 » FNBF e SIMNO participam do lançamento da Frente Parlamentar do Noroeste
09.03.17 13h36 » CIPEM e FNBF participam do lançamento do Sinaflor
03.03.17 09h05 » Reunião ordinária do CIPEM discute Instrução Normativa 01/2017 do Ibama
Fevereiro de 2017
14.02.17 09h18 » Setor florestal defende que alinhamento de agenda é único caminho para crescimento
08.02.17 16h36 » CIPEM contribui com pesquisa sobre logística em Mato Grosso
07.02.17 13h35 » Secretário de Meio Ambiente se compromete a rediscutir o Sisflora 2.0



Fique de Olho

Atenção para os prazos de vencimento do CC-Sema e da L.O.

O Cipem alerta seus associados para os prazos do Sistema de Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais (CC-SEMA). A maioria dos cadastros vence no primeiro trimestres deste ano. Os processos de renovação do cadastro no CC-SEMA devem ser protocolados com 30 dias de antecedência na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema – MT). Já a renovação da Licença de Operação (LO) deve ser protocolada com 120 dias de antecedência. Reforçamos que a não realização das renovações no prazo determinado pode resultar no bloqueio das atividades. Em caso de dúvidas, procure o responsável técnico de sua empresa. Evite transtornos desnecessários! CIPEM-MT      

Newsletter

Preencha o formulário abaixo:

  • Nome:

  • Email:

  • assinar

  • cancelar


Agenda


Copyright © 2017 - Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso - CIPEM - Todos os direitos reservados
Trinix Internet
FAMAD