• Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4193, Centro Político.
  • (65) 3644-3666

Alunos visitam empresas madeireiras e conhecem produção sustentável


Na manhã da última quarta-feira (01), alunos do terceiro ano da Escola Municipal de Educação Básica  Professora  Leni  Teresinha  Benedetti visitaram o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) para conhecer mais sobre o setor de base florestal e a atuação da entidade em relação às atividades desenvolvidas pelo segmento com foco na proteção das florestas.

O executivo do Sindusmad, Felliphe Marinho, apresentou os trabalhos desenvolvidos e acompanhou as turmas e professoras Mauricy de Oliveira e Viviane Pereira às empresas florestais Pica-Pau Madeiras e Flora Sinop e também ao Instituto Ação Verde, onde os alunos conheceram o trabalho de plantio e cultivo das mudas.

Recebendo a visita dos alunos, o empresário Jaldes Langer, da Flora Sinop, apresentou o trabalho de produção mudas e o processo desenvolvido desde 1984. Em sua exposição, Langer destacou a conexão do cotidiano com os produtos oriundos da floresta: “Pudemos destacar a importância das árvores no dia a dia de todo ser humano, que logo ao nascer utiliza berço em madeira; na escola, lápis e papel também de origem florestal; essências como citronela, no combate a inseto; frutas que são oriundas de árvores; alimentos como castanha, dentre outros”, exemplificou Jaldes que também é diretor do Sindusmad.

Para ele o trabalho escolar conecta os pequenos à importância da preservação, bem como, a vivência prática dos projetos do setor de base florestal. “Foi gratificante conhecer a boa percepção que os alunos têm a respeito do trabalho do segmento e certamente este é um fruto importante da iniciativa da escola”, destacou o empresário.

Os alunos e as professoras também visitaram a Pica-Pau Madeiras. O empresário e diretor do Sindusmad, Juarez Ramos Filho apresentou o processo industrial que utiliza madeiras desde a fabricação de produtos como decks e pergolados até móveis rústicos a partir do aproveitamento de madeiras que sobram do processo de produção industrial. “Importante a iniciativa das professoras em mostrar aos alunos como é o processo de industrialização da madeira colhida de forma sustentável”, observou o empresário estabelecido há sete anos em Sinop.

Felliphe Marinho ressalta que o “objetivo é mostrar o trabalho do Sindusmad e desmistificar o trabalho da indústria madeireira, mostrando que o que o segmento de base florestal pratica em relação ao meio ambiente. Ele explicou ainda que a Escola montou um kit com os materiais didáticos do Sindusmad e as visitas apontaram na prática o que estava exposto na teoria.

“Através de trabalhos já realizados pelo sindicato referentes à arborização, educação e conscientização ambiental, formamos parcerias com o Instituto Ação Verde e com a Escola Municipal Leni Teresinha Benedetti Benedetti, mostrando para os alunos a importância do setor de base florestal, como funciona a extração de madeiras e seus sub-produtos das florestas de maneira controlada através do “Manejo Florestal Sustentável”, incentivando o desenvolvimento econômico e preservando as nossas florestas em pé. Acredito que a visita dos alunos à sede do sindicato foi uma maneira de alimentar seus conhecimentos, concretizar a imaginação através de diversas ilustrações e um passeio histórico sobre o setor”, concluiu o executivo.

A professora Mauricy detalhou que a visita objetivou apresentar na prática o que tem sido ensinado em sala de aula. O resultado do trabalho será ilustração dos conhecimentos adquiridos por meio de teatro de fantoches, produção de histórias em quadrinhos, calendário com desenhos dos alunos, dentre outros.

 

 


Ultimas Notícias Relacionadas

  • Governo e setor de base florestal avaliarão valores de taxas ambientais em MT

    Fonte: Só Notícias | 16 de novembro de 2017

    Leia Agora
  • Cipem discute os desafios do manejo florestal com estudantes da UFMT

    Assessoria Cipem | 8 de novembro de 2017

    Leia Agora
  • Indústria da base florestal de Juína é a terceira Melhor Empresa para se trabalhar em Mato Grosso

    Assessoria Simno | 6 de novembro de 2017

    Leia Agora
  • Alunos visitam empresas madeireiras e conhecem produção sustentável

    Assessoria Sindusmad | 6 de novembro de 2017

    Leia Agora
  • 1º Florestal Tech revitalizou o setor de madeira nativa de Mato Grosso

    Por Assessoria Cipem | 1 de novembro de 2017

    Leia Agora
  • Mercado e inovação: Cipem lança catálogo de madeira nativa com recursos interativos

    Assessoria Cipem | 24 de outubro de 2017

    Leia Agora